MC Nino apresenta funk no Morada do Sol, em Indaiatuba

Uma das atrações da noite de funk da Associação XII de Junho (sábado, 28 de junho de 2014), no Jardim Morada do Sol, em indaiatuba, Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, foi o MC Eltinho ou MC Nino, como também é conhecido. Uma de suas músicas, apresentadas no ambiente da Associação", chama-se "Ostentação". Confira na íntegra a entrevista que ele concedeu ao blogue:

Reportagem - MC Nino, há quanto tempo você já está nesta caminhada do funk?

Nino - Faz pouco tempo. Eu comecei a cantar nas praças, no Morado do Sol, no Parque Eológico. Algumas pessoas me criticavam porque não achavam meu som não atraente. Mas mesmo assim eu continuei insistindo porque via que muita gente gostava e até se identicava com as músicas. Eu segui em frente, acreditei em Deus porque sonhar não custa nada. Acreditar e ter fé todo mundo pode. Foi assim que eu consegui em frente no funk. Tem uma vertente do funk que é digna porque exemplifica o que acontece nesta sociedade em que vivemos, que é o choque das classes sociais. Uns têm tanto e outros têm tão pouco. Eu sou de Diadema e estou aqui há uns quinze anos morando aqui. Eu me orgulho de onde que eu vim porque lá eu aprendi o significado da palavra humildade E é a humildade que eu trago com meus parceiros no dia a dia. Eu sou o que eu sou. Não sou mais do que ninguém. 

Reporatem - Como que você avalia que está a cena do funk?

Nino - Ah, preconceito é o que mais tem. O funk é mais criticado. Ostentação o que que é? Trazer as mulher para rebolar? Não. O funk não é isso. O verdadeiro espírito do funk é a humildade.Só que muitas pessoas criticam a gente Porque eles não passam pelo momento que a gente está passando, entendeu? 

Reportagem - Você está há quanto tempo no funk?

Nino - Um ano e dois meses no funk. 

Reportagem - Antes disso você já tinha alguma atividade artística?

Nino - Ah, eu comecei a cantar umas letras de rap. Eu fiz em homenagem ao meu irmão que já se foi, o James, e depois eu comecei me interessar pelas letras de funk. Aí foi onde eu me identifiquei mais. O rap não é o meu forte. Meu forte mesmo é cantar funk.

Reportagem - Você canta apenas sozinho ou tem um grupo?

Nino - Eu canto sozinho, ou com meus parceiros, tipo o Suamys, tem Marley, tem o Tales, tem Rafinha que é o meu irmão. Term o MC Léo, que é nosso parceiro da quebrada da MDS, tem a minha mulher a Paula que tá comigo para fortalecer. Tem a mulher do Tales que é a Katarina, é um coletivo. 

Reportagem - Qual sua mensagem para quem não conhece o funk?

Nino - Uma mensagem que eu deixo para essas pessoas que estão conhecendo o funk agora é que, antes de criticar, preste bem a atenção na letra, que é, tudo que a gente escreve é tipo uma demonstração de como que o mundo seria se fosse na base de ostentação. Só que é apenas uma história. Não que a gente queira que todo mundo seja uma pessoa deosrdenada nesse mundo para fazer tudo o que quer e na hora que quer. Só que eu aprendi, mano, que nem tudo nessa vida vai ser do jeito que a gente quer  Tem que ser sempre na humildade e com fé em Deus.

Reportagem - Você falou muito de humildade. Você toma a humildade como uma diretriz na sua vida? O que que você entende como humildade? 

Nino - Humildade para mim foi como uma escola da vida. A gente só dá valor às coisas quando a gente perde. O que significa humildade que eu coloco sempre na minha frente é tipo um espelho para mim. Toda vez que eu vou tentar desistir ou tentar cair eu vou ter que lembrar do que aconteceu comigo. E porque que eu desisti, porque que eu não continuei. E é por causa disso que eu sigo em frente. Vou acreditar no que eu faço, nas músicas que eu escrevo. Se eu tenho capacidade de escrever uma letra de funk sozinho no meu quarto, o dom que Deus me deu, eu tenho capacidade de subir no palco e mostrar para várias pessoas para quem quiser curtir as músicas que eu escrevo. O funk a gente escreve sobre o nosso corre. Não é para orgulhar as pessoas, nem mesmo pra ver se elas acham graça. O funk que eu faço é mais ou menos assim. Humildade e disciplina, tá ligado 

Reportagem - O que você quer dizer com disciplina?

Nino - É nunca falhar com os irmãos. Sempre ter a humildade em primeiro lugar. Porque quando a gente era criança, ninguém tinha maldade na cabeça. Ninguém sabia o que significava a palavra falsidade. Quando a gente vai crescendo, vão aparecendo as primeiras dificuldades e a gente tem que ir amadurecendo. Por isso que eu conheço o significado da palavra humildade. A gente neste mundo a gente. Se tem uns vários dizendo Porshe, Kamaro etc, a Imprensa estaria toda aqui. Agora para a gente que está começando, são poucos que chegam para entrevistar a gente. Muitos criticam, mas difícil é ser a gente mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares